Tumor nas glândulas parótidas: quais os sintomas?

Postado em: 30/05/2024

As glândulas parótidas estão sujeitas a vários processos neoplásicos e não neoplásicos, podendo apresentar nódulos, cálculos, tumores e infecções que nem sempre são fáceis de se diferenciar. Essa dúvida pode causar grande alarde sem que haja necessidade – no caso de simples lesões – ou, por outro lado, pode fazer com que ignoremos algum sinal importante, que deveríamos investigar. No conteúdo de hoje vou apresentar os principais sintomas de tumor nas glândulas parótidas para que você possa tirar suas dúvidas e treinar o seu olhar. Continue a leitura e saiba mais!

tumor-na-glandula-parotida-quais-os-sintomas

O que são as glândulas parótidas?

Antes de falar sobre o tumor nessa região, porém, é importante esclarecer do que se tratam esses mecanismos. As glândulas parótidas se localizam nas regiões laterais do rosto, na frente e abaixo das orelhas. Elas são as maiores glândulas salivares do organismo, sendo as fontes principais de proteínas digestivas. Assim, tratam-se de estruturas essenciais para nossa saúde e nosso bem-estar, fazendo parte da rotina de alimentação e de nutrição.

Essas glândulas podem ser afetadas por vírus e bactérias – desenvolvendo infecções – ou sofrer outros tipos de lesões e alteração celular. Grande parte dos tumores costumam ser benignos nessa localização, mas é preciso ficar atento e buscar ajuda profissional para o diagnóstico adequado.

Quais são os sintomas do tumor nas glândulas parótidas?

Os tumores malignos nas glândulas parótidas geralmente crescem mais e apresentam nódulos mais desformes. Alguns dos principais sinais de tumor nessa região incluem:

  • diferenças no tamanho ou no formato de um dos lados do rosto ou do pescoço, ou elevação na área do lóbulo da orelha;
  • formação de massa ou de nódulo no pescoço, na boca ou no rosto;
  • dores na região do pedcoço, do rosto ou da boca – os tumores geralmente são indolores, mas isso pode mudar quando os nervos são atingidos;
  • sensação de dormência ou formigamento no rosto;
  • fraqueza ou dificuldade para movimentar os músculos faciais, interferindo em ações como abrir a boca, engolir e mastigar.

Outros sintomas podem envolver alterações na saliva, alteração no sabor da comida e drenagem do líquido do ouvido. Em casos de qualquer suspeita o melhor é procurar um especialista.

O diagnóstico do tumor é feito a partir do exame físico – com a palpação do médico na região da parótida – e com a realização de ressonâncias ou tomografias para analisar o local.

Como é feito o tratamento do tumor na parótida?

O tratamento principal é a intervenção cirúrgica, na qual é realizada a remoção do tumor e dos tecidos ao seu redor. É fundamental contar com um bom cirurgião da cabeça e do pescoço, já que estão envolvidas as estruturas faciais e outros elementos bem delicados para nossa fala e digestão.

Agora você conhece os principais sinais de tumor na glândula parótida, assim como a importância de um bom tratamento com um especialista. Não deixe de praticar o autoexame regularmente – analisando a sua região bucal – e se perceber qualquer um desses sinais, agende uma consulta com o Dr. Thiago Chulam para uma avaliação.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 21

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Dr. Thiago Chulam










Responsável Técnico
Dr. Thiago Chulam | CRM 131.730

Endereços

SÃO PAULO / SP
Escritórios Vergueiro
Rua Pirapitingui, 80 – Salas 1402 e 1404

SOROCABA /SP
Clínica Reunidas 
Rua Antônio Soares, 71

VITÓRIA /ES
R. Constante Sodré, 750 – G1
Edifício New York Plaza
Santa Lucia