Sinais que podem indicar problemas na tireoide
Postado em: 05/10/2022
A tireoide é uma glândula responsável por produzir e regular a secreção de hormônios. E qualquer disfunção na tireoide causa sintomas desagradáveis que comprometem a qualidade de vida.
Os hormônios tireoidianos são garantem o crescimento e o desenvolvimento adequado da criança e o bom funcionamento do organismo adulto. Eles controlam nosso metabolismo, são fundamentais para os sistemas cardiovascular, muscular e até para a cognição.
Essa glândula pode apresentar dois principais distúrbios: hipertireoidismo, que é o excesso de produção de hormônios tireoidianos e o hipotireoidismo, diminuição da produção hormonal. Essas condições causam sinais variados:
- Aumento ou perda de peso: se a tireoide não funciona adequadamente (hipotireoidismo), o metabolismo fica lento. Com isso, diminui o gasto de energia, o que aumenta o peso.
- Alterações de humor: há pessoas que apresentam irritabilidade, nervosismo e agitação.
- Cansaço: a fadiga é um sintoma comum em pessoas com hipotireoidismo. Elas sentem cansaço, sonolência e dores musculares.
- Queda de cabelo: quem sofre com hipotireoidismo pode perder os cabelos, uma vez que os folículos param de se regenerar.
- Concentração e memória: são frequentes casos de dificuldade de concentração, raciocínio e memória.
- Mudanças no funcionamento do intestino: os hormônios produzidos pela glândula afetam também os movimentos peristálticos do intestino, ou seja, a movimentação dos alimentos pelo sistema digestivo, causando prisão de ventre ou diarreia.
Você se identificou com os sintomas? Agende uma consulta com o Dr. Thiago Chulam, cirurgião de Cabeça e Pescoço!
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Thiago Chulam Cirurgião de cabeça e pescoçoFormado em Medicina na Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, com especialização em Cirurgia de Cabeça e Pescoço pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Registro CRM-SP nº 131730