Rouquidão, quando procurar ajuda médica?

Postado em: 26/09/2022

A rouquidão pode causar um grande incômodo quando aparece como consequência de um resfriado, ou mesmo quando forçamos muito a nossa voz em determinadas situações. Você sabe quando essa condição pode indicar, porém, que precisamos procurar ajuda de um profissional? Continue a sua leitura e saiba mais sobre esse assunto!

rouquidao-quando-procurar-ajuda-medica

O que é a rouquidão?

A rouquidão é uma condição que resulta de falhas nas nossas pregas vocais, alterando a nossa voz e podendo ser acompanhada de dor, dificuldade para engolir e tosse (com sangramento ou não). Ela pode ser uma condição aguda ou crônica, desaparecendo rapidamente ou permanecendo por longos períodos. 

O que causa a rouquidão?

A rouquidão pode ser a consequência de um simples resfriado ou de complicações mais graves. Ela pode resultar de maus hábitos no estilo de vida ou da utilização inadequada da voz, sendo muito comum em pessoas que trabalham com esse recurso — como professores e artistas, por exemplo. Entre as principais causas da rouquidão podemos citar:

  • inflamações na laringe ou nas pregas vocais;
  • surgimento de nódulos ou pólipos na laringe;
  • situações em que é necessário forçar muito a voz, gritando, falando alto ou alterando o nosso tom por um período prolongado;
  • uso de cigarro excessivo.

Quando procurar ajuda profissional para lidar com a rouquidão?

A rouquidão é um sintoma comum, que na maioria das vezes tem poucos dias de duração. Não é preciso procurar por ajuda profissional nessas situações, mas se o problema se tornar crônico — com mais de duas semanas de duração — uma consulta com um especialista passa a ser a necessária.

Para além disso, é importante procurar um profissional quando se está tossindo sangue, tendo muita dificuldade para engolir ou sentindo a sensação de um nódulo no pescoço. Esses sintomas precisam ser investigados para evitar complicações.

Como é o tratamento da rouquidão?

A rouquidão não é um problema em si, mas sim o sintoma de alguma doença ou desgaste nas cordas vocais. O seu tratamento, portanto, dependerá da causa dessa questão, podendo variar de medidas caseiras mais simples até procedimentos cirúrgicos mais complexos. 

O tratamento da rouquidão — em casos de resfriado ou quando a voz foi muito utilizada — consiste em medidas como:

  • aumentar a hidratação em casa, bebendo bastante água;
  • deixar a laringe descansar, evitando usar a voz até o sintoma passar;
  • utilizar um umidificador de ar para reduzir a irritação na garganta;
  • evitar alimentos e bebidas em temperaturas muito baixas ou elevadas.

Os tratamentos mais complexos, por sua vez, são necessários nos casos em que a rouquidão é causada por outros tipos de doenças ou lesões, como tumores resultantes do consumo de cigarros em excesso. Nessas situações, a indicação pode ser uma cirurgia, a quimioterapia ou a radioterapia, acompanhadas do tratamento fonoaudiológico para a recuperação da voz. 

Se você está com rouquidão a mais de 14 dias consecutivos, não deixe de agendar uma consulta com um bom profissional. Quanto antes o problema for identificado, mais simplificado o tratamento será. Espero que tenha gostado do conteúdo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Dr. Thiago Chulam










Responsável Técnico
Dr. Thiago Chulam | CRM 131.730

Endereços

SÃO PAULO / SP
Escritórios Vergueiro
Rua Pirapitingui, 80 – Salas 1402 e 1404

SOROCABA /SP
Clínica Reunidas 
Rua Antônio Soares, 71

VITÓRIA /ES
R. Constante Sodré, 750 – G1
Edifício New York Plaza
Santa Lucia