Quais são os distúrbios da tireóide?
Postado em: 26/01/2023
A tireóide é uma pequena glândula situada na região do pescoço que produz hormônios que regulam o metabolismo do organismo. Sendo assim, alterações na tireóide refletem no nosso corpo, modificando simultaneamente o funcionamento de vários órgãos.
Existem quatro tipos principais de distúrbios da tireóide:
• Hipertireoidismo: consiste na produção excessiva de hormônios da tireoide.
• Hipotireoidismo: consiste na baixa ou nenhuma produção de hormônios tireoidianos.
• Nódulos e bócio: os nódulos que produzem o aumento do hormônio da tireóide são quase sempre benignos; já o crescimento anormal da glândula é denominado bócio.
• Câncer de tireóide.
Os sintomas dos distúrbios da tireóide são muito variáveis, desde assintomático como nos casos de nódulos tireoideanos até sinais não específicos que podem incluir: ganho ou perda de peso; aumento da frequência cardíaca, variações da pressão arterial, nervosismo e transpiração excessiva; diarreia ou constipação; e alteração dos ciclos menstruais e da fertilidade.
Para diagnosticar o problema, o médico pode solicitar exames de sangue para medir os níveis de hormônios tireoidianos e TSH, além de exames de imagem.
O tratamento vai depender do tipo de disfunção da tireóide. A prática engloba acompanhamento clínico, uso de medicamentos, iodoterapia ou cirurgia.
Você se identificou com os sintomas? Entre em contato com o Dr. Thiago Chulam, cirurgião de Cabeça e Pescoço há mais de 10 anos!
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Thiago Chulam Cirurgião de cabeça e pescoçoFormado em Medicina na Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, com especialização em Cirurgia de Cabeça e Pescoço pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Registro CRM-SP nº 131730