Principais doenças tratadas por um especialista em cirurgia da cabeça e pescoço
Postado em: 26/01/2022
Um especialista em cirurgia de cabeça e pescoço trata de algumas doenças comuns a estas regiões do corpo humano.
No entanto, poucas pessoas sabem o quanto este tipo de profissional é importante e a seriedade com que as condições que afetam a cabeça e pescoço devem ser tratadas.
Sendo assim, se você quiser saber mais sobre o que faz um especialista em cirurgia de cabeça e pescoço, quando buscar sua ajuda, quais são as principais doenças tratadas por este especialista e muito mais, confira este artigo até o fim.
O que é e quando procurar um médico especialista em cabeça e pescoço?
Um médico que possui a especialidade em cirurgia de cabeça e pescoço é alguém responsável tanto pelo diagnóstico quanto pelo seguimento e tratamento de pacientes, estes sendo portadores de tumores benignos e/ou malignos na cabeça e/ou pescoço.
Por sua vez, este profissional deve ser procurado quando existirem lesões em estruturas como cabeça e pescoço, que podem gerar problemas na execução de tarefas simples, tais como:
- Falar;
- Comer;
- Se expressar e etc.
Em suma, um médico com a especialidade em questão irá atuar com o fim de tratar e amenizar os impactos das doenças que atingem a cabeça e pescoço de um paciente.
Sintomas importantes
Alguns sintomas podem indicar que você precisa da ajuda deste profissional, tais como:
- Feridas que aparecem na língua, boca ou garganta, por mais de 21 dias;
- Mudança na voz ou na deglutição por mais de 21 dias.
- Surgimento de nódulos no pescoço.
Afinal, quais as doenças mais comuns tratadas pelo especialista em cirurgia de cabeça e pescoço
Existem muitas doenças que podem ser tratadas por um especialista em cirurgia de cabeça e pescoço, mas as principais são as seguintes:
Tireóide
Um problema muito comum que atinge a estrutura da tireóide é o hipotireodismo. De forma simples, consiste na pouca ou insuficiente produção do hormônio tireoideano. Em contrapartida, pode existir o hipertireoidismo, ou seja, produção demasiada do hormônio.
Dessa maneira, quando houver algum destes dois tipos de desequilíbrio, a depender do caso, a intervenção cirúrgica se faz necessária.
Divertículo Faringo-Esofágico
Esta doença é causada devido a herniação da parte mucosa e submucosa da parte mais frágil da parede posterior da faringe distal. Esta condição atinge, na maioria dos casos, pessoas do sexo masculino. Bem como, é ainda mais comum em pessoas com idade avançada.
Tumores de parótida
Por fim, os tumores de parótida são doenças comuns de serem tratadas por um especialista em cirurgia de cabeça e pescoço. A parótida tem a função principal de produzir saliva, mas quando afetada por tumores, apresenta alguns sintomas como:
- Dores;
- Fraqueza nos músculos da face.
Vale chamar a atenção que quando se trata de tumores benignos, então, o cuidado deve ser ainda maior. Pois, eles crescem sem dor e de forma lenta.
Para isso, é importante se consultar com um especialista em cirurgia de cabeça e pescoço. Entre em contato e agende sua consulta com o Dr. Thiago Chulam.
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Thiago Chulam Cirurgião de cabeça e pescoçoFormado em Medicina na Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, com especialização em Cirurgia de Cabeça e Pescoço pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Registro CRM-SP nº 131730