Pedra salivar como tirar?
Postado em: 21/09/2022
Pedra Salivar, conhecida também por sialolitíase, é uma doença caracterizada pelo entupimento dos canais das glândulas salivares. Isso provoca bastante dor e inchaço na boca e na garganta. Em geral, ocorre devido à formação de pedras cristalizadas nesses canais. É uma doença comum, especialmente na faixa dos 30 aos 50 anos de idade.
Dor no rosto, no pescoço e na boca, que se vai tornando mais intensa, após as refeições é o sinal mais comum da pedra salivar.
Confira outros sintomas manifestados pela doença:
🔸 Boca seca;
🔸 Dificuldade em engolir;
🔸 Dor e inchaço: dor entorpecente na glândula salivar submandibular ou um caroço dorido debaixo da língua capaz de provocar um inchaço no maxilar, bochecha ou pescoço;
🔸 Febre e gosto desagradável na boca: quando as suas glândulas salivares estão bloqueadas, pode desenvolver uma infeção bacteriana que provoca febre e um gosto desagradável na boca.
Nos casos onde a cristalização é mínima, é possível resolver o problema em casa. Basta beber bastante água, estimulando a produção de mais saliva e fazendo com que a pedra se dissolva naturalmente. Uma massagem na área também ajuda bastante.
Porém, em situações mais graves, o médico pode retirar manualmente uma pedra ao empurrá-la pelo duto, mas, caso ela seja muito grande, pode ser necessário um processo cirúrgico.
Você se identificou com os sintomas? Consulte o Dr. Thiago Chulam, cirurgião de Cabeça e Pescoço há mais de 10 anos!
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Thiago Chulam Cirurgião de cabeça e pescoçoFormado em Medicina na Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, com especialização em Cirurgia de Cabeça e Pescoço pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Registro CRM-SP nº 131730