Como fazer autoexame da tireoide?
Postado em: 01/02/2022
Ainda que não seja muito comum, o autoexame é um técnica que, em alguns casos, pode ajudar no pré-diagnóstico de um problema de saúde.
Você sabia que é possível realizar o autoexame da tireoide?
Para saber mais sobre essa técnica, confira o post de hoje!
Autoexame da tireoide: como eu devo fazer?
Como já dito, o autoexame da tireoide é um procedimento simples, rápido e fácil de ser feito.
O seu foco é a identificação da existência de alterações nesta glândula tão importante para o corpo humano. Por exemplo, a presença de cistos ou mesmo nódulos.
O autoexame da tireoide, normalmente, é indicado para aquelas pessoas que sofrem de alguma doença que se relaciona a esta glândula. Bem como, para as pessoas que têm algum sintoma que indica alteração, tais como:
- Dor;
- Dificuldade para engolir;
- Sensação do pescoço inchado e etc.
Para fazer o autoexame da tireoide, é preciso analisar o movimento da tireoide durante a sua deglutição. Nesse caso, a dica é ingerir algum tipo de líquido em frente a um espelho.
Por sua vez, você deve seguir o passo a passo abaixo:
- Incline um pouco a sua cabeça para trás;
- Beba o líquido em frente ao espelho;
- Observe o pescoço e o pomo de adão para ver se ele sobe e desce normalmente;
- Faça a quantidade de vezes necessária para que você não tenha dúvida alguma.
O que você deve fazer se encontrar um nódulo na tireoide?
Se no decorrer do autoexame da tireoide você sentir algum desconforto, dor e até mesmo conseguir perceber que existe um caroço, uma certa alteração na glândula tireoide, busque ajuda profissional.
É bem possível que o médico, como um especialista em cirurgia de cabeça e pescoço, indique a realização de um exame de sangue e uma ultrassonografia com o intuito de analisar melhor o funcionamento da tireoide.
A depender do tamanho da alteração, um nódulo por exemplo, o médico poderá identificar a necessidade, ou não, de uma biópsia ou até mesmo a remoção da tireóide.
No entanto, tudo isso depende de fatores como o tamanho, tipo e também dos sintomas que o nódulo pode apresentar em cada caso clínico.
Com quem você pode contar caso tenha uma alteração na tireoide?
Caso seja identificada uma alteração durante o autoexame da tireoide, você pode contar com o Dr. Thiago Chulam, que é especialista em cirurgia de cabeça e pescoço pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Thiago Chulam Cirurgião de cabeça e pescoçoFormado em Medicina na Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, com especialização em Cirurgia de Cabeça e Pescoço pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Registro CRM-SP nº 131730