Como é feita a avaliação pré-operatória para cirurgia de tumores na boca
Postado em: 10/06/2024
Quando o assunto é preparar-se para uma cirurgia para tratar Tumores na Boca, você pode imaginar que existem algumas etapas envolvidas para promover o melhor procedimento possível. Mas o que exatamente acontece antes da operação? Vamos descomplicar esse processo no conteúdo de hoje!
Queremos conversar sobre o pré-operatório para que você saiba o que esperar e, dessa forma, sinta maior tranquilidade em relação ao tratamento. Continue sua leitura para mais detalhes!
Entendendo o pré-operatório de uma cirurgia para tratar tumores na boca
Você pode chegar a um cirurgião de cabeça e pescoço que realizará o procedimento pela indicação de um oncologista, por exemplo. Antes da operação, existem cuidados que podem variar de caso para caso, mas que vamos comentar de modo geral a seguir!
Avaliação inicial pelo especialista
Antes de qualquer decisão ou indicação, o médico vai buscar entender as suas particularidades e do seu caso. Isso começa com uma boa conversa. Ele vai perguntar sobre seus sintomas, há quanto tempo eles estão presentes e qualquer outra questão de saúde que você possa ter.
Exames pré-operatórios
Imagine os exames como uma investigação detalhada do que está acontecendo em relação aos “Tumores na Boca”. Eles podem incluir, por exemplo:
- Raio-X e ultrassonografia: Para ter um primeiro olhar sobre a condição.
- Tomografia computadorizada e ressonância magnética: São exames que oferecem imagens detalhadas e em camadas da sua boca.
Cada um desses exames ajuda a montar um mapa detalhado do tumor, mostrando exatamente onde ele está localizado e qual o seu tamanho, por exemplo.
Avaliação da condição geral de saúde
Podem ser pedidas avaliações por meio de:
- Exames de sangue: Exames simples para avaliar diferentes condições de saúde.
- Avaliação cardíaca e respiratória: Apenas para garantir que seu coração e pulmões estão aptos a lidar com a anestesia e a cirurgia.
Consulta com o anestesista
Antes de entrar na sala de cirurgia, você também terá uma conversa importante com o anestesista. É essa pessoa que vai garantir que você não sinta dor durante o procedimento.
Eles vão perguntar sobre qualquer alergia que você possa ter e discutir as melhores opções de anestesia para você.
A importância do preparo emocional e apoio antes da cirurgia para tratar tumores na boca
Vamos ser honestos, lidar com um tumor na boca não é emocionalmente fácil. Por isso, é muito interessante e benéfico que você tenha suporte emocional.
Muitas vezes, os hospitais oferecem acesso a grupos de apoio ou aconselhamento psicológico. Conversar com alguém que entende o que você está passando pode fazer uma grande diferença.
Caso o hospital não ofereça esse tipo de serviço, você pode pedir recomendações para o seu médico ou buscar psicólogos que trabalhem com pacientes oncológicos, por exemplo.
O que esperar na véspera da cirurgia?
Na véspera da cirurgia, geralmente, há recomendações específicas, como não comer ou beber nada a partir de um horário especificado pelo médico. Claro, também é interessante buscar meios que te ajudem a manter a calma e distrair seus pensamentos. Um bom filme ou um livro pode ser um ótimo companheiro nesse momento!
Preparar-se para uma cirurgia para tratar tumores na boca envolve alguns passos, sendo que cada um deles é projetado para garantir sua segurança e o melhor resultado possível. Lembre-se, a equipe médica está lá para cuidar de você e garantir que tudo corra bem.
Esperamos que estas informações tenham ajudado. Tem mais dúvidas ou quer se informar sobre o trabalho do Dr. Thiago? Entre em contato pelo whatsapp!
Dr. Thiago Celestino Chulam
Cirurgião de Cabeça e Pescoço
CRM 131730 | RQE 44274
Leia também:
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Thiago Chulam Cirurgião de cabeça e pescoçoFormado em Medicina na Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, com especialização em Cirurgia de Cabeça e Pescoço pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Registro CRM-SP nº 131730