Cirurgia no câncer de garganta: Procedimentos e abordagens cirúrgicas mais comuns
Postado em: 24/06/2024
Quando ouvimos falar em Câncer de Garganta, muitas vezes não compreendemos como essa condição é tratada. Existem diferentes abordagens que podem ser indicadas, sendo que a escolha varia de acordo com as particularidades do tumor e do paciente. A cirurgia é uma das modalidades que podem ser consideradas.
Vamos conversar com mais detalhes sobre o tratamento cirúrgico no conteúdo de hoje. Explicaremos de forma simples os procedimentos mais comuns para tratar essa condição. Continue sua leitura para conferir!
O que é o câncer de garganta?
O “Câncer de Garganta” pode se referir a tumores em alguma das áreas da garganta, como a laringe, faringe ou amígdalas. Identificar onde o tumor está localizado é muito importante para determinar o melhor tratamento.
Antes de mais nada, é essencial ter um diagnóstico preciso. Isso geralmente envolve exames de imagem e uma biópsia — um procedimento simples onde uma pequena amostra de tecido é coletada para verificar a presença de células cancerígenas.
Tipos de tratamento para o câncer de garganta
Com o diagnóstico confirmado, seu oncologista considerará as opções de tratamento de acordo com as particularidades de cada caso. Podem ser consideradas modalidades cirúrgicas, como discutiremos a seguir, ou abordagens terapêuticas como a radioterapia, por exemplo.
Uma análise personalizada de cada caso é essencial para compreender qual o melhor caminho para cada indivíduo.
Procedimentos cirúrgicos que podem ser considerados para câncer de garganta
Como explicamos, Existem diferentes tipos de tratamento, mas aqui vamos focar nas abordagens cirúrgicas, já que essa é a área de atuação do Dr. Thiago.
Se o diagnóstico confirmar a necessidade de cirurgia, existem algumas opções, como:
- Cirurgia transoral: É realizada através da boca, sem cortes externos, o que significa uma recuperação mais rápida.
- Laringectomia: Em alguns casos de tumor mais extenso, parte ou toda a laringe pode ser removida.
Abordagens modernas na cirurgia para o câncer de boca
A tecnologia está sempre avançando, e com ela, as técnicas cirúrgicas também evoluem. A cirurgia robótica, por exemplo, permite procedimentos menos invasivos. Isso significa menos dor e um retorno mais rápido às suas atividades após a cirurgia.
A preparação para a cirurgia de câncer de garganta
Com algumas ações simples e seguindo as orientações do médico, como parar de fumar e ajustar sua medicação, você estará pronto para passar pelo procedimento nas melhores condições possíveis.
O que esperar após a cirurgia de câncer de garganta?
Cada pessoa é única, e a recuperação pode variar. Após a cirurgia, dependendo do procedimento realizado, pode ser muito benéfico contar com a ajuda de profissionais como nutricionistas e fonoaudiólogos para auxiliar na recuperação.
Exames regulares também são essenciais para monitorar qualquer sinal de recorrência.
O trabalho do Dr. Thiago em casos de câncer de garganta
O Dr. Thiago Chulam é especialista em cirurgia de estruturas da cabeça e do pescoço, podendo realizar diferentes tipos de procedimento para tratar o câncer de garganta. Ele pode atuar junto com seu oncologista e outros profissionais de saúde para um plano de tratamento personalizado e adequado às suas necessidades.
Lembre-se que você não está sozinho para o tratamento cirúrgico do câncer de garganta! Não deixe de conversar com profissionais para tirar dúvidas Que você ainda possa ter.
Esperamos que o conteúdo tenha ajudado. Para ter informações sobre o trabalho do Dr. Thiago, você pode entrar em contato pelo WhatsApp!
Dr. Thiago Celestino Chulam
Cirurgião de Cabeça e Pescoço
CRM 131730 | RQE 44274
Leia também:
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Thiago Chulam Cirurgião de cabeça e pescoçoFormado em Medicina na Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, com especialização em Cirurgia de Cabeça e Pescoço pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Registro CRM-SP nº 131730