Autoexame para câncer de boca: como fazer?
Postado em: 10/06/2022
O autoexame para câncer de boca é um cuidado fundamental para a saúde bucal. Ele permite identificar lesões e tumores antes que atinjam graus avançados, facilitando o tratamento e evitando danos mais graves.
Essa é uma prática recomendada para todas as idades, mas especialmente para pessoas com mais de 40 anos, que sejam fumantes ou que consumam bebidas alcoólicas. Continue sua leitura e saiba mais sobre o autoexame!
O que avaliar no autoexame bucal?
O autoexame consiste na avaliação das bochechas, dos lábios, da língua, do assoalho bucal e do palato (lembre-se da sigla BLLAP), com a intenção de identificar:
- mudanças de coloração;
- feridas, caroços, irritações ou sangramentos;
- placas brancas ou avermelhadas;
- dentes quebrados ou amolecidos;
- regiões endurecidas.
As feridas existentes por mais de uma semana podem ser sinais de tumor e devem ser avaliadas. É importante lembrar também que o tumor pode ser indolor, então não descarte uma anormalidade apenas por essa razão.
Qual é o passo a passo do autoexame para câncer de boca?
Para realizar o autoexame escolha um local com boa iluminação e fique de frente para um espelho. Retire o aparelho, escove bem os dentes e lave a boca com água filtrada, para que nada interfira na sua avaliação. Com atenção e concentração, reproduza os seguintes passos:
- Observe suas bochechas e as toque com as pontas dos dedos, verificando se há algo fora do comum;
- Puxe seu lábio inferior para baixo e toque a região interna, repetindo o mesmo movimento no lábio superior;
- Toque a parte interna das bochechas, a língua e as gengivas;
- Segure a língua com o dedo indicador e o queixo com o polegar, deixando a boca bem aberta para, com a outra mão, tocar todo o assoalho bucal;
- Coloque a língua para fora e a observe. Depois levante-a para tocar o céu da boca e analise a parte debaixo;
- Analise bem seus dentes, incluindo as regiões com próteses ou pontes móveis;
- Apalpe a região abaixo do queixo e o seu contorno, analisando também os dois lados do seu pescoço para averiguar se existem lesões, caroços, inchaços ou áreas endurecidas.
Se perceber qualquer tipo de alteração, agende uma consulta com um profissional. O autoexame é uma maneira de se proteger e se cuidar, mas não tire conclusões preciptadas ou deixe de buscar ajuda. Se consultar regularmente com um dentista também faz toda a diferença para a prevenção.
O câncer de boca pode ser evitado com a eliminação de alguns maus hábitos, como o tabagismo e o consumo de álcool, por exemplo. Proteja a pele do seu rosto com protetor solar e repita o autoexame periodicamente para a máxima prevenção.
Agora você já sabe como funciona o autoexame para câncer de boca! Se perceber algum dos sinais mencionados, não deixe de procurar um cirurgião da cabeça e do pescoço para uma avaliação. Esse médico é o especialista nesse tipo de situação e realizará um diagnóstico preciso da sua questão, com maior segurança e assertividade. Continue acompanhando o blog do Dr. Thiago para mais dicas e informações!
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Thiago Chulam Cirurgião de cabeça e pescoçoFormado em Medicina na Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, com especialização em Cirurgia de Cabeça e Pescoço pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Registro CRM-SP nº 131730