As aftas podem ser sinal de câncer?
Postado em: 28/08/2022
As aftas são dolorosas e podem surgir devido a algum trauma no local, uso de medicamento, mudanças hormonais, baixa imunidade e até mesmo pelo estresse. Desaparecem normalmente, sem qualquer tratamento, em até duas semanas.
Já a lesão que pode indicar um diagnóstico mais grave, não cicatriza e a ferida tende, na maioria dos casos, a piorar e aumentar de tamanho, se mantendo na mucosa por mais de 15 dias.
Outra característica de uma lesão cancerígena é a ausência de dor, que se torna presente nos estágios iniciais da enfermidade. Nessa fase, o tumor tem grandes chances de cura, daí a importância do diagnóstico precoce.
Embora suas causas sejam desconhecidas, existem alguns fatores de risco que têm o papel importante no aparecimento do câncer de boca. São eles: o tabagismo, o consumo excessivo de bebida alcoólica e exposição solar.
Outro fato associado ao aparecimento de tumores nessa região é a infecção pelo vírus papiloma humano (HPV). Esse que é transmitido por relações sem a proteção adequada.
O mais importante é a avaliação de um médico especialista para afastar ou confirmar a suspeita do câncer de boca.
Estilo de vida e hábitos alimentares saudáveis contribuem com a diminuição da ocorrência do câncer de boca. Vários estudos demonstram que uma boa higiene oral pode contribuir também com uma menor incidência desta doença.
Entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Thiago Chulam, cirurgião de Cabeça e Pescoço!
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Thiago Chulam Cirurgião de cabeça e pescoçoFormado em Medicina na Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, com especialização em Cirurgia de Cabeça e Pescoço pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Registro CRM-SP nº 131730