A importância da tireoide
Postado em: 14/11/2022
A tireoide é uma glândula endócrina, ou seja, responsável pela produção de hormônios. Ela possui forma de borboleta, está localizada na porção anterior do pescoço e tem grande importância para o equilíbrio do organismo.
Essa glândula é responsável por produzir e regular a secreção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). Recebe também comandos de outra glândula, a hipófise, que fica no cérebro e libera o hormônio estimulador da tireoide (TSH).
É com essa ordem que começa a sintetizar o T3 e o T4 dentro do pescoço. Uma vez na circulação, os hormônios da tireoide entram nas células e fazem com que elas funcionem bem.
Esses hormônios regulam a função de órgãos como o cérebro, coração, fígado e rins. São essenciais para garantir o crescimento e o desenvolvimento adequado da criança, e o bom funcionamento do organismo adulto. Controlam nosso metabolismo, são fundamentais para os sistemas cardiovascular e muscular, e até para a cognição.
A ocorrência de liberação excessiva de hormônios pela tireoide configura um distúrbio chamado de hipertireoidismo, enquanto a produção insuficiente de hormônios demonstra que a glândula sofre de hipotireoidismo. Esses distúrbios comprometem a saúde, e podem prejudicar o ritmo dos batimentos cardíacos, causar prisão de ventre, dores musculares, cansaço, perda de apetite, entre outros sintomas.
Outra preocupação é a possibilidade do desenvolvimento de câncer. De acordo com estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer da tireoide é o mais comum na região da cabeça e pescoço.
Mantenha sua saúde em dia! Agende uma consulta com o Dr. Thiago Chulam, cirurgião de Cabeça e Pescoço.
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Thiago Chulam Cirurgião de cabeça e pescoçoFormado em Medicina na Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, com especialização em Cirurgia de Cabeça e Pescoço pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Registro CRM-SP nº 131730