É possível viver sem tireoide?
Postado em: 27/02/2023
A tireoide é uma glândula endócrina localizada na parte inferior do pescoço, responsável por produzir hormônios que regulam o metabolismo do corpo, controlam a temperatura, a frequência cardíaca, a pressão arterial e outras funções vitais. Quando há algum problema na tireoide, como nódulos ou tumores, a cirurgia de retirada da tireoide pode ser indicada.
A cirurgia de retirada da glândula é chamada de tireoidectomia e pode ser realizada de duas maneiras:
- Tireoidectomia total: quando toda a tireoide é removida.
- Tireoidectomia parcial: quando apenas uma parte da tireoide é retirada.
Quando a tireoide é removida, o paciente deve fazer terapia de reposição hormonal para substituir a função da glândula e manter o equilíbrio hormonal. Esse tratamento envolve o uso diário de hormônio tireoidiano sintético.
Com cuidado e disciplina, você poderá tomar o hormônio tireoidiano indicado por toda a vida, a fim de evitar complicações que podem ser ocasionadas pela falta deste.
É importante também que esses pacientes sejam monitorados regularmente por um médico para garantir que seus níveis hormonais estejam adequados e ajustar a medicação conforme necessário.
Assim, não há motivos para temer! Viver sem tireoide será tranquilo e com mínimas ou nenhuma alteração na qualidade de vida.
Para mais informações sobre cirurgia da tireoide, entre em contato com o Dr. Thiago Chulam, cirurgião de Cabeça e Pescoço há mais de 10 anos!
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Thiago Chulam Cirurgião de cabeça e pescoçoFormado em Medicina na Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, com especialização em Cirurgia de Cabeça e Pescoço pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Registro CRM-SP nº 131730