O que causa tumor na parótida?
Postado em: 30/01/2023
As parótidas são duas glândulas salivares localizadas na face, que têm como função secretar saliva. Esse fluído auxilia na mastigação e na deglutição dos alimentos, dando início ao processo digestivo. Assim como outras regiões do nosso corpo, as glândulas parótidas também podem ser acometidas por tumores.
Esses tumores podem ser benignos ou malignos. Em cerca de 80% dos casos, o nódulo da parótida é benigno, sendo mais comum o adenoma pleomórfico.
Quanto aos tumores malignos, o mais prevalente é o carcinoma mucoepidermoide, seguido pelo carcinoma adenoide cístico. Dor, paralisia facial, crescimento rápido, limites mal definidos são características que levam à suspeita de neoplasia maligna.
Os fatores de risco:
- Idade avançada;
- Tumor na parótida é mais comuns em homens;
- Tratamento radioterápico prévio na região da cabeça e do pescoço;
- Exposição a pó de serra (na indústria);
- Exposição à sílica, borracha e nitrosaminas;
- Infecção pelo vírus Epstein-Barr;
- Tabagismo (tumor de Whartin).
Os principais sintomas de tumores na parótida são massa ou nódulo na região do rosto, próximo às orelhas; dor, dormência ou fraqueza nos músculos do rosto.
O diagnóstico é realizado por meio de biópsia com uso de uma agulha. Podem ser solicitados também ressonância magnética, ultrassom e tomografia.
Quanto antes o tumor é identificado, maiores são as chances de cura! Consulte o Dr. Thiago Chulam, cirurgião de Cabeça e Pescoço há mais de 10 anos!
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Thiago Chulam Cirurgião de cabeça e pescoçoFormado em Medicina na Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, com especialização em Cirurgia de Cabeça e Pescoço pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Registro CRM-SP nº 131730