Conheça o Câncer de Língua e saiba como se prevenir
Postado em: 19/12/2022
O Câncer de Língua não é tão comentado quanto outros tipos de tumores, mas também é uma doença perigosa que pode colocar a vida do paciente em risco. Para evitá-la, é importante saber mais sobre o problema e como se prevenir.
No conteúdo de hoje vamos falar mais sobre esse tipo de câncer e os cuidados que você deve adotar. Tenha uma boa leitura!
O que é o câncer de língua?
O “CÂNCER DE LÍNGUA” é um tipo de câncer bucal, que aparece nas ‘regiões orais” da língua. Ele se inicia a partir do desenvolvimento anormal das células escamosas, que revestem toda a superfície do órgão.
A doença surge, principalmente, nas partes laterais da língua, mas também pode se manifestar na área superior e inferior. Quando o problema acomete a base da língua, porém, ele passa a ser considerado um câncer de orofaringe.
Quais são os sintomas do câncer de língua?
O câncer de língua pode se iniciar de forma assintomática, sendo percebido conforme o quadro se desenvolve. Alguns dos sintomas que podem se manifestar nesse processo são:
- dor na língua;
- surgimento de manchas vermelhas ou esbranquiçadas;
- dificuldade para movimentar a língua;
- sensação de dormência na língua;
- surgimento de feridas que não cicatrizam;
- sangramento na língua ao morder ou mastigar;
- surgimento de nódulos na língua;
- mau hálito.
Para confirmar o diagnóstico da doença, são solicitados exames como a endoscopia, a tomografia computadorizada, a radiografia e a biópsia. Essas avaliações confirmam a existência de um tumor e verificam se ele se espalhou, constituindo metástases.
Como é feito o tratamento do câncer de língua?
O tratamento do câncer de língua depende de alguns fatores, como o estágio da doença, o tamanho do tumor e a existência ou não de metástases. A principal intervenção utilizada é a cirurgia para a remoção do tumor, podendo ser conciliada com a radioterapia e a quimioterapia, entre outras medidas complementares.
Como fazer a prevenção do câncer de língua?
Para prevenir essa doença, é importante manter alguns cuidados diários e manter o acompanhamento regular com seu dentista, que tem mais facilidade para identificar os sinais de que há algo de errado.
O câncer de língua pode ser favorecido pelo tabagismo e pelo consumo exagerado de bebidas alcoólicas, sendo importante evitar esses excessos. Além disso, é importante fazer diariamente a higienização bucal para evitar o acúmulo de bactérias, que podem causar inflamações e favorecer a doença.
Por fim, é preciso manter um bom cuidado das próteses dentárias, que também podem causar feridas e favorecer o problema. Faça o autoexame bucal regularmente, examinando a textura e a cor da língua para identificar alterações.
Agora você já sabe como funciona e como evitar o câncer de língua. É importante manter esses cuidados, na realidade, para se prevenir contra todos os outros tipos de câncer bucal.
Espero que tenham gostado do conteúdo. Se ficou com alguma dúvida sobre o câncer de lingua, não deixe de agendar um horário com o Dr. Thiago e vir conversar.
Leia também:
Alimentação de pacienre com câncer de cabeça e pescoço, existem restrições?
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Thiago Chulam Cirurgião de cabeça e pescoçoFormado em Medicina na Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, com especialização em Cirurgia de Cabeça e Pescoço pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Registro CRM-SP nº 131730