Nódulos cervicais

Os nódulos cervicais têm diversas origens. Eles podem ocorrer, por exemplo, devido ao aumento dos linfonodos, por conta de cistos ou nódulos tireoidianos. Eles são um sinal claro de que pode haver uma inflamação ou infecção na região próxima do pescoço, ou em qualquer outra área que eles possam estar se disseminando.

Sintomas dos nódulos cervicais

Os sintomas de um nódulo cervical variam de acordo com o local onde essa massa se formou, seu volume e o tipo de problema que desencadeou a condição. Entre os principais sintomas e manifestações que podem ocorrer estão as seguintes:

• Alterações na voz;
  • Dores;
  • Sangramentos;
  • Dificuldades para respirar;
  • Dificuldade para engolir;
  • Tosse.

Qualquer tipo de nódulo percebido nessa região deve ser imediatamente informado a um cirurgião de cabeça e pescoço. Este profissional fará avaliação completa do seu quadro clínico, para definir o melhor diagnóstico e o melhor tratamento.

Nódulos cervicais: região anterior

Os nódulos cervicais na região frontal do pescoço podem ter diferentes origens, que incluem doenças congênitas, cistos de pele e cistos sebáceos. Contudo, a principal causa ainda costuma ser a linfonodomegalia, em resposta a infecções que atingem a cabeça ou o pescoço.

Os surgimentos dos linfonodos podem estar ligados a infecções na boca e garganta com amigdalite, faringite e infecção dentária.

Nódulos cervicais: região posterior

Assim como os nódulos da região anterior, os nódulos da região posterior podem ter origem em diferentes tipos de problemas. Entre elas, podemos incluir os cistos dérmicos, epidérmicos e os cistos sebáceos.

Múltiplos nódulos cervicais

Os nódulos cervicais podem também se manifestar de forma múltipla, com a formação de vários ao mesmo tempo na região do pescoço. A metástase, inclusive, é um dos fatores mais comuns para a formação de nódulos múltiplos. A que mais se destaca é o linfoma, doença maligna em que se evidencia múltiplos linfonodos.

Dúvidas sobre o assunto? Entre em contato com o Dr. Thiago Chulam!