Nos tempos atuais, o câncer é um dos problemas de saúde pública mais complicados e complexos em todo o mundo. Ele abarca mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas, que têm em comum o crescimento desordenado de células, que são capazes de invadir tecidos próximos e também migrar para diferentes áreas do corpo.
Eles podem ter a forma benigna (massa bem delimitada, com células semelhantes àquelas do tecido normal) e maligna (apresenta uma massa com limites imprecisos e células diferentes daquelas do tecido que o originou).
Ocorre quando o crescimento desordenado das células atinge a tireoide. Geralmente, não apresenta sintomas e o nódulo é detectado com exames de rotina ou pelo próprio paciente. Os tratamentos para este tipo de câncer incluem cirurgia, terapia com iodo radioativo, radiação externa e também quimioterapia.
Câncer que se forma nas cordas vocais, causando rouquidão e alterações na voz. Indivíduos que apresentam alterações na voz, que não melhoram em duas semanas, devem procurar um médico. Além disso, ele causa sintomas como tosse persistente, perda de peso, nódulo ou massa no pescoço e dor ou dificuldade para engolir.
O câncer de garganta se refere a todo e qualquer tipo de tumor que atinge a laringe, faringe e outra parte da garganta. Pode se desenvolver em qualquer idade, sendo bastante raro. O câncer de língua geralmente ocorre em adultos, com histórico de tabagismo, e aquelas pessoas que não fazem a higienização adequada da boca.
O câncer de boca se desenvolve nos lábios, língua, gengiva, céu da boca e glândulas salivares. Geralmente, ele se manifesta sob forma de feridas na boca e no lábio que não cicatrizam, além de caroços, sangramentos sem causa conhecida e dor na garganta.
Trata-se de um tipo raro de câncer de cabeça e pescoço, que surge na porção superior da faringe, estendendo-se do fundo do nariz até a laringe e o esôfago. Pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, e apresenta-se na forma de caroços no pescoço, além da sensação de entupimento e dor nos ouvidos, com perda de audição.
Exame utilizado para investigação e diagnóstico de problemas que acometem vias digestivas e vias áreas superiores. Assim, permite a análise do nariz, faringe e laringe, onde se encontram as cordas vocais. Todo o procedimento é realizado com auxílio de um nasofibroscópio, equipamento composto por um tubo fino, que conta com uma câmera e fibra óptica.
Dúvidas? Entre em contato com a nossa equipe!