O bócio nada mais é que uma alteração na tireoide caracterizada pelo aumento desta glândula, formando um nódulo ou caroço na região do pescoço. Ele pode ser observado sem grande dificuldade e pode apresentar características simétricas ou assimétricas.
Seu aparecimento está ligado a várias causas. Contudo, é comum que ele surja mediante distúrbios no funcionamento da tireoide, como o hipertireoidismo ou hipotireoidismo.
Sintomas como cansaço fácil, depressão, dores musculares ou nas articulações podem indicar a presença de hipotireoidismo. Seu principal sinal é o aumento de volume da tireoide, que é visível. Outros sintomas e sinais incluem:
São diversas as causas relacionadas ao bócio volumoso. As mais comuns incluem o uso de alguns medicamentos, algum tumor na tireoide, infecções e doenças autoimunes. A deficiência em iodo também pode ser uma das causas.
Tudo isto leva ao aumento de tamanho e, consequentemente, ao surgimento do bócio. Existem ainda os casos em que a condição aparece desde o nascimento, conhecido como bócio congênito.
Quando o bócio acontece por deficiência de iodo, recomenda-se, antes de qualquer coisa, o consumo de alimentos ricos nessa substância como sal iodado, salmão, atum, ovos e leite.
Em casos onde a situação é mais grave, o tratamento é feito através da administração de iodo em doses 10 vezes maiores que a dose recomendada, por pelo menos algumas semanas.
É um tratamento que, dependendo das condições, pode ser para a vida toda.
Nos outros casos de distúrbio, o tratamento é feito através de remédios. Em casos de câncer, é necessária a remoção desta glândula através de intervenção cirúrgica.
Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com o Dr. Thiago Chulam!