Tireoide

A tireoide é um órgão que influencia muito em grande partes dos processos metabólicos do corpo.

Localizada na região anterior do pescoço, ela secreta hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), responsáveis pelo funcionamento de diversos órgãos, como intestino, coração, ossos e pele, além de influenciar no metabolismo e peso.

Um dos problemas mais comuns que atingem esta estrutura é o hipotireoidismo. É uma condição que consiste na produção insuficiente deste hormônio, causando desequilíbrios em muitos processos do corpo. Há também o hipertireoidismo, quando há uma produção maior que a normal.

Quando há necessidade de intervenção cirúrgica para correção de problemas associados à glândula tireóide, existem diversos tipos de cirurgia. A escolha vai depender da condição que o caso apresenta.

Tireoidectomia Parcial e Total

A tireoidectomia é uma das cirurgias mais realizadas. Ela é considerada como de porte médio, com anestesia geral. Em suma, consiste na retirada da glândula, de forma parcial ou total.

Na cirurgia parcial, se retira apenas um lado da glândula tireoide. É feita em casos de câncer, bócios uninodulares (em casos que o mesmo é volumoso ou está produzindo muito hormônio), entre outros.

A retirada total é bem mais delicada e demorada. Consiste na remoção de ambos os lados. Nesta cirurgia, o paciente necessita de reposição hormonal durante o resto da vida, de acordo com as orientações médicas.

Transoral de Tireoide

Trata-se de uma cirurgia minimamente invasiva, que elimina as cicatrizes do pescoço. As incisões são feitas a partir do vestíbulo (espaço que fica entre a gengiva e os dentes inferiores).

Essas incisões permitem a passagem da câmera, com as pinças de manipulação. Além de promover menos agressão ao corpo do paciente, ela preserva as paratireóides (quatro glândulas, cuja função é controlar os níveis de cálcio no sangue).

Paratireoidectomia

Como dito, as paratireoides são glândulas localizadas na região posterior da tireóide, cuja função é controlar a regulação dos níveis de cálcio no sangue.

A cirurgia de remoção das glândulas se chama Paratireoidectomia e é indicada em casos de hiperparatireoidismo, em pacientes com Insuficiência Renal Crônica, doença óssea avançada ou hipercalcemia.

Para mais informações sobre a tireoide, entre em contato com o Dr. Thiago Chulam!

Dr. Thiago Chulam










Responsável Técnico
Dr. Thiago Chulam | CRM 131.730

Endereços

SÃO PAULO / SP
Escritórios Vergueiro
Rua Pirapitingui, 80 – Salas 1402 e 1404

SOROCABA /SP
Clínica Reunidas 
Rua Antônio Soares, 71

VITÓRIA /ES
R. Constante Sodré, 750 – G1
Edifício New York Plaza
Santa Lucia