Outras cirurgias

Em suma, a Cirurgia de Cabeça e Pescoço é a especialidade médica que trata das doenças e tumores que acometem a região da face, fossas nasais, seios paranasais, boca, faringe, laringe, tireoide, paratireoides, glândulas salivares, tecidos moles do pescoço e couro cabeludo.

A especialidade, contudo, não abrange os tumores ou doenças do cérebro e outras áreas do sistema nervoso e nem da coluna cervical. Esses procedimentos são realizados pelo neurocirurgião.

Algumas cirurgias realizadas incluem:

Traqueostomia

Trata-se de um procedimento cirúrgico realizado na região da traquéia. Ela tem como objetivo facilitar a chegada de ar até os pulmões. O procedimento insere uma cânula, que pode ser de plástico ou metal, por onde o ar passa, sem dificuldade.

Indica-se a intervenção em casos em que existe a presença de um tumor, que impede que o ar chegue até os pulmões. Ela pode ser temporária ou definitiva.

Remoção da glândula submandibular

Procedimento cirúrgico indicado para remoção de doenças nodulares benignas, inflamatórias e malignas das glândulas submandibulares. Aqui, toda a glândula é removida. Em casos de alterações malignas, pode ser necessário remover uma parte dos ossos e nervos adjacentes, além dos linfonodos do pescoço.

Dessa forma, muitas vezes, ela está associada a técnicas de reconstrução facial.

Glândulas salivares

Os tumores das glândulas salivares menores podem ocorrer nos lábios, palato, cavidade oral, garganta, cordas vocais, nariz e seios paranasais. Nestes casos, remove-se o tumor e parte dos tecidos adjacentes.

Saiba mais sobre o assunto com o Dr. Thiago Chulam!